terça-feira, 29 de setembro de 2009

Exemplos de Marketing Social

McDonald’s
O McDia Feliz
Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s no Brasil.

No McDia Feliz, todo o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente, é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país.

O evento sempre é realizado no último sábado de agosto, e é o dia de maior movimento em mais de 500 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de cerca de 30 mil voluntários. Ao longo de 20 anos de realização da campanha, a renda obtida com o McDia Feliz contribuiu para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: se no final da década de 80 a média era de 15%, atualmente chega até 85%, se o câncer for diagnosticado precocemente e tratado corretamente.

Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu a mais de 100 instituições brasileiras, em mais de 20 estados, mais de R$ 90 milhões. Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea.

Criado pelo McDonald’s no Canadá em 1977, o McDia Feliz foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1988, em São Paulo. Em 1989, chegou ao Rio de Janeiro, e, a partir de 1990, passou a ser realizado em nível nacional, envolvendo todos os restaurantes da Rede McDonald’s do país.

Ética no Marketing Social

As práticas de marketing social precisam também, como as práticas de marketing comercial, passarem pela análise ética desde o seu desenvolvimento até os seus impactos.
Para efeito desse trabalho vale a pena levar em conta a análise da ética desenvolvida por Smith (2002). Embora muitos outros autores tenham se destacado no estudo da ética no marketing, Smith (apud ANDREASEN, 2002, p.15-19) traz este foco para o marketing social. Ele define a ética como “um estudo de padrões de conduta e de julgamento moral”. Para ele, os profissionais do marketing social são muitas vezes confrontados com dilemas éticos e os mais difíceis surgem quando dois princípios aparentemente ‘corretos’ estão em conflito. Smith considera que os padrões que mais frequentemente apresentam dilemas éticos aos profissionais de marketing social e comercial são: seja verdadeiro, proteja a privacidade, não crie comportamentos inadequados, não seja ofensivo, evite estereótipos, proteja as crianças. Com o intuito de nortear a prática ética do marketing social Smith desenvolveu o seguinte referencial racional de reconhecimento e análise da ética.
Autores: o autor de uma campanha de marketing social é, em geral, uma instituição, que pode ou não ser lucrativa, ou mesmo um órgão governamental. Quanto maior for a analogia entre o autor e seu público, maior será o grau de percepção da verdade e exatidão da campanha ou ato;
Motivo: é discutido ao longo de uma variação contínua, passando do egoísmo total ao altruísmo absoluto;
Ato: ele deve ser julgado com base em diversos critérios e devemos indagar se ele promove o estereótipo de grupos de pessoas, projetando imagens que refletem conceitos populares errôneos e muitas vezes, prejudiciais;
Contexto: lida com questões sobre quando e onde uma propaganda deve ser veiculada; Público: em nossas avaliações éticas devemos considerar dois tipos de público: o público-alvo e, especialmente, em se tratando dos veículos de comunicação de massa, o público não-alvo;
Conseqüências: intencionais ou não, que afetam o público. Elas podem ser benefícios, benefícios relativos, males que podem resultar do ato.
Utilizando o modelo sugerido por Smith, pode-se analisar todas as campanhas de marketing social e reconhecer seu caráter ético.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O que é Marketing Social

Olá colegas vamos conceituar este tal Marketing Social.O Dicionário de Comunicação (RABAÇA, 2001: 470-1) define: “modalidade de marketing institucional voltada para a melhoria das condições de vida da sociedade, por meio de programas de educação, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, esportes, formação profissional, ações comunitárias etc.”. No livro Tudo sobre Marketing, Hindle (2002:165) a definição é: “é o marketing aplicado a idéias, causas ou práticas. Exemplos típicos são as campanhas antifumo e as campanhas de incentivo ao uso de cinto de segurança. Ambas tentam induzir uma mudança de hábito nas pessoas”. O Marketing Social é considerado um instrumento do Marketing Institucional, e é praticado por organizações privadas ou do terceiro setor tem o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas, procurando induzir uma mudança de hábito nas pessoas.