terça-feira, 27 de outubro de 2009

Exemplos de Marketing Social 2

Petrobras
A Petrobras iniciou suas atividades em 1953 e desde então vem investindo em marketing social, visando uma melhora na qualidade de via da população. Só no ano de 2002, a Petrobras investiu cerca de R$ 252 milhões em 1.106 projetos sociais. Dentre os quais destacam-se.
· Programa Petrobras Fome Zero
O Global Compact, uma das mais importantes iniciativas de responsabilidade social corporativa no mundo, foi aderido pela Petrobras no ano de 2003. Diante disso a empresa estabeleceu um novo marco de atuação ao lançar no dia 1º de setembro de 2003, o Programa Petrobras Fome Zero, comprometendo-se a investir até o final de 2006, cerca de R$ 303 milhões em ações de fortalecimento das políticas públicas de combate à miséria e a fome. Inúmeras ações estão sendo implantadas em todo o Brasil, com a participação direta das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidadede vida da população brasileira. A seleção dos projetos é realizada de forma democrática através de seleções públicas, cujos programas estejam alinhados ao objetivo fim do programa, como a priorização a educação e qualificação profissional, geração de emprego e renda, garantia dos direitos da criança e do adolescente, empreendimentos sociais e voluntariado.
· Programa Petrobras Ambiental
Comprometida com o Desenvolvimento Sustentável e consciente que ao interagir com o meio ambiente e consumir seus recursos naturais, deve prestar contas à sociedade sobre o impacto de suas atividades na biosfera e contribuir para a melhoria de qualidade de vida da população. Nesse sentido, a empresa tem uma grande responsabilidade sócio-ambiental e investe em programas que, além de defenderem a preservação do meio ambiente, incentivam o desenvolvimento de uma consciência ecológica. Com investimentos de cerca de R$ 5,2 bilhões na segurança ambiental de suas instalações e mais de R$ 18 milhões em projetos de patrocínio ambiental, como por exemplo, os projetos, Mata Atlântica, Baleia Jubarte, Tamar, Peixe-Boi, Pomar, Brasil das Águas, Baleia Franca, Golfinho Rotador, Educando sobre as Águas, Recuperação e Valorização das Nascentes do Rio Jaguaribe, Água Quente, Preservação do Rio Aiuruoca e Desenvolvimento Sustentável, Uso da Agroflorestação na Recuperação de Solos e Matas Ciliares em Dois Distritos do Crato, As Águas vão Rolar, Iguatu, Água Criando Soluções, Água e cidadania no semi-árido - da escassez à sustentabilidade e Piava.
· Programas Culturais
A Petrobras é a maior patrocinadora cultural do país. Dentre a variedade de projetos culturais patrocinados em todas as regiões, destacam-se:
o Artes Cênicas
o Artes Visuais
o Cinema
o Cultura e Sociedade
o Difusão da Cultura na Internet / Literatura
o Museus
o Música
A Petrobras é, para o grupo, um belo exemplo de empresa que faz marketing social corretamente, pois reconhece que seu negócio (Indústria Petrolífera) prejudica o meio ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida da população, porém, procura amenizar estes estragos através de vários projetos sociais.