terça-feira, 29 de setembro de 2009

Exemplos de Marketing Social

McDonald’s
O McDia Feliz
Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s no Brasil.

No McDia Feliz, todo o dinheiro arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente, é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil de todo país.

O evento sempre é realizado no último sábado de agosto, e é o dia de maior movimento em mais de 500 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de cerca de 30 mil voluntários. Ao longo de 20 anos de realização da campanha, a renda obtida com o McDia Feliz contribuiu para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: se no final da década de 80 a média era de 15%, atualmente chega até 85%, se o câncer for diagnosticado precocemente e tratado corretamente.

Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu a mais de 100 instituições brasileiras, em mais de 20 estados, mais de R$ 90 milhões. Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea.

Criado pelo McDonald’s no Canadá em 1977, o McDia Feliz foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1988, em São Paulo. Em 1989, chegou ao Rio de Janeiro, e, a partir de 1990, passou a ser realizado em nível nacional, envolvendo todos os restaurantes da Rede McDonald’s do país.

17 comentários:

  1. Só uma opinião... acho que tu deveria expressar mais a sua idéia sobre o assunto. Mas está bacana!
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Marketing social é complicado... Tem que ser mto bem feito, se não acaba sujando mais a imagem da empresa.
    Tá massa o blog, parabéns

    ResponderExcluir
  3. McDonalds e foda... ninguem nem lembra do porque o McDia feliz ter swido criado! Viva a propaganda!

    ResponderExcluir
  4. Belo exemplo.Ações como esta agregam ainda mais valor a marca.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que este blog tem condições de esclarecer nossa duvidas sobre este assunto (Marketing Social) que é de extrema delicadeza. O post do Mc Donalds serviu para vermos o outro lado da instituição.

    ResponderExcluir
  6. É a mais pura esperteza, já que apenas a verba arrecada com a venda do Big Mac avulso é direcionada a tal ação. Comprar a promoção do Big Mac, não adiciona um níquel sequer à arrecadação.

    ResponderExcluir
  7. Não como Big Mac. É feito de carne de minhoca!!!!
    hehehe!

    ResponderExcluir
  8. Uma das melhores iniciativas de marketing social do MC Donalds, e de maior resultado e visibilidade em todo o país. Outras empresas deveriam seguir essa idéia, para ajudar os que precisam e de "quebra" ter o reconhecimento e a divulgação instântanea da empresa.

    ResponderExcluir
  9. É realmente muito legal isso que o mc donald's faz todo ano, porém tenho lá as minhas dúvidas.. acho que acaba muito mais sendo um 'marketing visual' para a empresa, que todos passam a ver de uma forma diferente, um fast-food com responsabilidade social, mas se for pensar, se o mc donald's quisesse mesmo ajudar, faria diferente: primeiro e mais importante que é apenas o dinheiro do SANDUICHE que vai para a instituição, segundo que é apenas UM DIA NO ANO que acontece isso e terceiro que somando toda a renda que os mc donald's ganham no dia do mc lanche feliz, eles doam apenas 1% (pois muitos não sabem que é apenas o big mac ou apenas o sanduiche) para as instituições.

    ResponderExcluir
  10. Por mais que se venda a marca acima de tudo, é válido que o marketing social faça algo pelas pessoas. Toda grande empresa ou organização deveria investir cada vez mais no marketing social tendo em vista não só a marca mas sim a responsabilidade com toda a sociedade.

    Pedro H

    ResponderExcluir
  11. é um dia legal. mais vou confessar que fazem anos que eu nao como um big mac no dia!!!

    ResponderExcluir
  12. É bacana.

    Mas acho que uma empresa com o poder que a McDonalds tem, e, também com o core buziness que ela segue (vender gordura) deveria fazer mais pela sociedade, o McDia Feliz é uma grande ação, mas, SÓ ISSO, não basta.

    ResponderExcluir
  13. Boa matéria, mas acredito que se todas as grandes empresas fizessem isso pelo menos uma vez ao ano, haveria menos pobres no mundo.

    ResponderExcluir
  14. O marketing social deveria ser mais valorizado pelas empresas, elas deveriam investir mais. Acho que vale a pena vocês mostrarem também o marketing social de pequenas empresas, mas que se destacam!

    ResponderExcluir
  15. Concordo com os comentários que ressaltam a parte "ruim" do Mc Dia Feliz, mas de qualquer jeito, é melhor fazer dessa forma do que não fazer. Esse 1% já faz diferença, o que no caso importa bastante.

    Muito bom o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. É isso aí, compro todo ano um Big Mac no Mcdia Feliz, nada mais comovente que uma criancinha com câncer, quase dá pra esquecer que uma dieta a base de fast food leva a graves problemas de saúde.

    ***
    Marcelo Ribeiro
    :Design pra quê?
    http://marcelo-ribeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. O que o Mc Donald's fez, não é Mkt social e sim Mkt de CAUSA social.

    ResponderExcluir