terça-feira, 8 de setembro de 2009

O que é Marketing Social

Olá colegas vamos conceituar este tal Marketing Social.O Dicionário de Comunicação (RABAÇA, 2001: 470-1) define: “modalidade de marketing institucional voltada para a melhoria das condições de vida da sociedade, por meio de programas de educação, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, esportes, formação profissional, ações comunitárias etc.”. No livro Tudo sobre Marketing, Hindle (2002:165) a definição é: “é o marketing aplicado a idéias, causas ou práticas. Exemplos típicos são as campanhas antifumo e as campanhas de incentivo ao uso de cinto de segurança. Ambas tentam induzir uma mudança de hábito nas pessoas”. O Marketing Social é considerado um instrumento do Marketing Institucional, e é praticado por organizações privadas ou do terceiro setor tem o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas, procurando induzir uma mudança de hábito nas pessoas.

5 comentários:

  1. o marketing hoje é a ferramenta chave para o mercado, em suas diversas formas.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, mas tudo isto ainda leva em consideração a questão da ética das empresas ao fazer este tal marketing social.

    ResponderExcluir
  3. Entendia que marketing social era feito pelo governo. Me surpreende que seja o contrario, praticado por organizações privadas.

    ResponderExcluir
  4. O Marketing Social é importantissimo nos dias de hoje, aonde os que realmente podem fazer pelos outros estão mais preocupados com o carro na garagem. O Marketing Social (muito misturado com o Marketing Abmiental hoje em dia) tem um pensamento ligado ao pensamento da sustentabilidade ambiental, que diz que as organizações devem ser responsaveis pela área física em que estão influenciando. Por isso acho que uma organização de Brasília ajudar os mendigos do Rio de Janeiro, levando por esse pensamento, é errado. Se cada empresa cuidasse da área em que está, o resultado seria bem melhor.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o assunto e obrigada pela dica. Irei atrás!

    ResponderExcluir